segunda-feira, 25 de abril de 2011

História do Dogue alemão


Pelo titulo deste texto poderão constactar que não existe nenhuma certeza nem apenas uma história acerca da Origem do Dogue Alemão, mas sim diversas histórias algumas delas parecendo-me a mim mais verdadeiras, alias são quase mais histórias do que nomes que este cão tem. Uns chamam-lhe Dogue Alemão outros Grand Danois ou Great Dane (Grande Dinamarquês) sem falar claro das traduções feitas para cada País, por este andar qualquer dia teremos um Scooby Doo ou algo semelhante.
Neste texto tentarei juntar todas as histórias pesquisadas tanto aqui na Internet como em livros (infelizmente há muito poucos) e revistas, tentando encontrar pontos comuns entre elas.


O Dogue Alemão é mais antigo do que o seu próprio nome ou seja, já nos tempo do Império Romano  já existiam desenhos destes enormes cães, alias desenho esses muito semelhantes ao que hoje temos como o Dogue Alemão e crê-se que era um tipo de "Mastiff" ou um descendente dos Molossos Romanos, talvez o nome de Dogue Alemão tenha surgido com o cruzamento deste cão quando os romanos estavam estacionados na Germania e os cruzaram com cães de guarda alemães, com a queda do império provavelmente este cães também teriam sido cruzados com vários tipos de cães dos povos Barbaros.Estes cães pela sua robustez, coragem e força foram usados durante a Idade Média como cães de caça ao Javali e ao Urso, recorria-se nesta altura ao corte do rabo e das orelhas pois evitariam assim ser feridos na caça.

Por causa do seu tamanho e força foram também usados como cães de trabalho onde puxariam pequenas carroças ou mesmo serviriam para lavrar o campo de cultivo.
A  agressividade da raça foi sendo atenuada pelos sucessivos apefeiçoamentos  até chegar á imagem de marca de cão gentil que o Dogue Alemão hoje possui em parte graças ao trabalho dos criadores Norte Americanos e Franceses, notando-se as diferenças em termos de elegância comparativamente aos exemplares germânicos

Sem comentários:

Enviar um comentário