segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cocker Spaniel Inglês


Os Spaniels atuais provêm diretamente das ilhas britânicas, mas descendem dos épagneuls que, levados a elas em tempos longínquos, sofreram importantes modificações através de selecções cuidadosas e complexas.

Entre os spaniels mais conhecidos, está o
Cocker, cujo tipo moderno se originou em Gales e Denvonshire, diferençando-se claramente do primitivo, que era um pouco parecido com o springer actual.

É um exímio caçador, usado originalmente para caça de
aves e devido ao seu pequeno porte, é capaz de mover-se com desembaraço em terrenos de vegetação densa, intransitável para os cães de aponte. Dotado de excelente olfacto, descobre a presa e a levanta, mantendo-se sempre a curta distância do dono.

Alegre, robusto e desportivo, o Cocker Spaniel é bem equilibrado, compacto. O nariz é largo, os olhos são grandes, escuros e expressam inteligência e doçura. As orelhas, de forma lobular tem inserção baixa, na altura dos olhos, e é coberta com pêlos lisos e sedosos. Sua cauda prolonga a linha dorsal, e tem porte brincalhão. A pelagem do Cocker é lisa, de textura sedosa, nunca dura nem ondulada, com franjas de comprimento suficiente; nunca deve ser muito abundante, nem crespo.

As cores admitidas são muitas. Nos unicolores o branco é aceito somente no peito.

A altura de um Cocker é, em média de 40 cm. para os machos e 38,5 cm. para as fêmeas. O peso fica entre os 12 e 14,5 kg.


Sem comentários:

Enviar um comentário