terça-feira, 26 de abril de 2011

Terrier Brasileiro

 
O terrier brasileiro é um típico terrier, de excelente estrutura, sem ser pesado. Seu tamanho é médio, é forte e musculoso. É um cachorro ágil e rápido, agitado e sempre em alerta.
É cauteloso com estranhos, mas é muito dócil e carinhoso com os familiares. Um excelente caçador de pequenas presas e um ótimo guarda, o terrier brasileiro
(também conhecido como fox paulistinha) tem pelagem curta e lisa, e a cor é branca, com marcações em preto, marrom ou azul.
A altura dos exemplares da raça brasileiro pode variar entre os 37 e os 40 cm. para os machos, e de 33 à 37 cm., para as fêmeas, medidos sempre na altura da cernelha. O peso máximo para o terrier brasileiro é de 10 kg.

Chow Chow

Esta esplêndida raça, conhecida como Spitz Chinês em alguns países, está sendo muito difundido em todo o mundo.
O seu porte nobre e vistoso, sua beleza indiscutível e sua pelagem exuberante, de cor singular provocam inevitavelmente a admiração de todo o público.
O Chow-chow é muito versátil, sendo utilizado em muitas funções com sucesso. É um valente guardião e defensor da casa, é ótimo guarda de barcos, é ótimo caçador de presas selvagens, além de um incansável cão de tração.
É um cão equilibrado, de aspecto leonino, de porte orgulhoso e digno, leal mas reservado. É ágil, compacto, curto e harmonioso em seu conjunto.
Tem um nariz grande e preto, seus olhos são escuros e pequenos, preferencialmente amendoados.
As orelhas do Chow-chow são, pequenas, grossas e bem separadas entre si. Seu peito é amplo e profundo, seu dorso é curto, reto, forte e a cauda implantada alta, levada bem dobrada, apoiada na garupa.
A pelagem do Chow Chow é abundante, espessa, lisa reta, um pouco dura ao tato, com sub-pêlo suave e lanoso. Segundo o padrão da raça, a variedade de pêlo curto, com excessão da pelagem, é idêntica.
A altura mínima para a raça é de, cerca de, 45 cm., entretanto o a característica primordial do exemplar deve ser a harmonia do conjunto.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Teckel


O teckel, ou dachshund, é um típico caçador de toca. Dotado de um olfato finíssimo, que lhe permite seguir a mais tênue das pistas, costuma alcançar a toca e penetrar arrojadamente nela, atacando o adversário que se escondeu.
O teckel é também um bom sabujo, capaz de atacar animais de caça grossa, aos quais, muitas vezes, consegue entreter até a chegada do caçador, o que é difícil de crer dado as suas dimensões, mas como ocorre muitas vezes, também com os cães, as aparências enganam.
É um cachorro curto de membros, alongado, de aspecto vigoroso e sólida musculatura. Apresenta uma posição ativa da cabeça e expressão inteligente.
Apesar da desproporção entre o corpo longo, e o seus membros curtos, não parece carente de graça, pesado ou de movimentos limitados. Seus olhos do dachshund tem tamanho médio, cor escura, são ovalados, situados lateralmente, com expressão vivaz, energética e bondosa, sem olhar fixo. Sua mordedura deve ser em pinça ou tesoura.

Existem 3 tipos de pelagem a saber: pêlo curto, pêlo duro e pêlo longo.Os tamanhos permitidos para o teckel também são 3: normal (até 9 kg.), Anão (com circunferência torácica máxima de 35 cm. aos 15 meses), e Kaninchen (com circunferência torácica máxima de 30 cm. aos 15 meses).

Australian Cattle Dog

É um cão para trabalho com gado (pastoreiro), sendo largamente utilizado nas fazendas dos EUA, Austrália e Canadá.
De temperamento calmo, porém desconfiado com estranhos, e muito apegado ao dono e sua morada, o australian cattle dog pode ser o cão ideal para guarda de propriedades rurais, visto que trata o local aonde vive como seu palácio.
O australian cattle dog vem sendo muito utilizado no Brasil por fazendeiros, devido a sua incansável vontade de trabalhar e também a sua obediência com o dono ou tratador.
Infelizmente, boa parte da população da raça australian cattle dog no Brasil não é registrada, o que torna trabalhoso o reconhecimento da raça.

Perdigueiro Português


Especula-se que as origens do perdigueiro português estejam vinculadas as do braco italiano, como acontece com outras raças afins.

Trata-se de um cão resistente, forte, de aspecto vivaz e muito sociável. Apto às funções de caça, o perdigueiro português é bastante inteligente, obediente e afetivo. O perdigueiro português é um cão de porte grande. Tem um focinho longo, largo, o stop é bem visível. Os olhos são cheios, de cor escura. As orelhas são caídas, de tamanho médio, com aproximadamente 15 cm de comprimento.
A pelagem é curta, densa e forte. A cor do pelo é amarelo e castanho, uniforme ou manchado.
O tamanho do perdigueiro português é de 56 cm, em média, para os machos. A altura das fêmeas é de 52 cm, também em média, medidos sempre na altura da cernelha.
A variação de tamanho pode ser de 4 cm para mais ou para menos. O peso é de 23,5 kg para os machos, enquanto as fêmeas pesam 19 kg.

Maltês


O seu pelo longuíssimo é uma das características que o torna muito atrativo. É inteligente e afetuoso com o dono, alegre, expressivo, qualidades que fazem dele um maravilhoso cão de companhia.

A conformação geral do maltês é a de um cão pequeno em relação à sua forma. É um cão elegantíssimo, com cabeça, calda, membros cobertos de pêlo sedoso, branco, muito brilhante e longo.

O maltês mostra-se inteligente, de caráter vivaz e bastante apegado ao dono. figura entre os cães de companhia preferidos, pela brancura e vistosidade da rica pelagem.
Os seus olhos expessam vivacidade e inteligência, são grandes e redondos; as orelhas tendem a ser triangulares de inserção larga e alta. São totalmente cobertas de pêlos longos, espessos, não ondulados, que chegam, pelo menos à ponta dos ombros.

O Maltês tem pelagem densa, clara, brilhante, pesada, muito longa e de textura sedosa. O comprimento médio do pêlo é de 22 cm.

Os exemplares machos da raça medem entre 21 e 25 cm., e as fêmeas entre 20 e 23 cm. O peso fica entre os 3 e 4 kg.

Old English Sheepdog


Este simpático cão pastor, se difundiu, principalmente na Inglaterra, e tem como características a inteligência, a afetuosidade, seu jeito e latido inconfundíveis. É um cão de aspecto robusto, compacto, perfeitamente simétrico.
O corpo do Sheepdog é totalmente coberto por uma bela e abundante pelagem longa, formando cachos.
O Old English Sheepdog não tem cauda, é um cão sólido, musculoso, hábil e de expressão inteligente. É dócil e tem caráter muito equilibrado.

O Old English Sheepdog é protetor, fiel, muito carinhoso com a sua família e particularmente paciente com as crianças. A altura média da raça é de 56 cm., medidos na altura da cernelha.

Pointer


Os primeiros pointers ingleses, como os conhecemos hoje, apareceram, provavelmente ao final do século XIX na França, na Itália e em outras regiões da Europa.

Como seu nome já indica, o pointer é um cão de aponte por excelência. Suas linhas demonstram sua agilidade, velocidade e facilidade de movimentos. É um cão ideal para terrenos de grandes extensões, onde pode desenvolver o seu galope. As características da sua forma de trabalhar são os apontes repentinos e orientação súbita.
A característica dos olhos é o olhar fulminante, prepotente, fixo, ardente. São grandes, redondos e brilhantes. A orelha é caida, suave, fina, dobrável, de forma quase triangular e chata. A cauda, inserida na linha da garupa é grossa e robusta na raiz, afinando até a ponta. A pelagem do Pointer é densa, de comprimento parelho, uniformemente liso, curto e reluzente.

Na altura da cernelha, o tamanho do Pointer fica entre os 55 e 62 cm. nos machos, e entre os 54 e 60 cm. nas fêmeas. O peso deve estar entre os 20 e os 30 kg., proporcional ao tamanho do animal.

staffordshire bull terrier


Caçador hábil e corajoso, o staffordshire bull terrier é também muito inteligente.

É um cachorro que demonstra grande afetuosidade com a família, e ainda mais com as crianças. É forte, musculoso, e ao mesmo tempo ativo e ágil.

A pelagem da raça staffordshire bull terrier é lisa, curta e bem assentada ao corpo.

Basset Hound


Possui um faro bem desenvolvido, sendo um excelente cão caçador.
O Basset Hound é uma raça muito companheira e de comportamento calmo e amigável. São animais sensíveis e dóceis, excelentes para quem tem crianças.
Por gostarem de atenção, não é recomendado deixar este cão sozinho.
Por ser uma raça com faro apurado, é comum perseguirem, na rua, pedestres, pássaros e outros animais. Logo, é recomendado ao dono sair com o cão portando coleira.
É uma raça difícil de ser adestrada.
Costumam latir quando querem alguma coisa.
Costumam comer muito. Para gastar a energia acumulada, gostam de brincar e fazer caminhadas.

CUIDADOS ESPECIAIS:

Dê comida ao cão nos horários certos, servindo a ração e retirando-a posteriormente, mesmo que ele não tenha comido. Isso impede que ele tenha acesso a um alimento deteriorado.Até 6 meses de idade devem ser dadas 3 refeições diárias, e após esse período, 2 refeições.
Dê água em abundância.
As orelhas devem ser limpas uma vez por semana, para evitar problemas de infecções causados por sujeira acumulada.
O Basset Hound pode tomar banho de 15 em 15 dias, ou até mesmo uma vez por mês, desde que seja escovado, no mínimo, 2 vezes por semana, e sua orelha esteja sempre limpa.
Passeie com seu cão após 3 meses de idade, e com todas as vacinas tomadas.

Beagle

Trata-se de uma raça  muito antiga. O Beagle é o menor dos sabujos da Grã-Bretanha. Apesar de serem pequenos, são cães muito ágeis, utilizados para caçar coelhos por serem excelentes farejadores.
O temperamento do beagle é bastante equilibrado, não apresenta agressividade, nem timidez.
É alegre, ativo, corajoso e inteligente. Sua função principal é a caça à lebre. Seu pelo é liso, denso, nem muito curto, nem muito fino. Qualquer cor é admitida, à excessão da cor fígado.
A altura do beagle fica entre os 33 cm e os 40 cm, medidos na altura da cernelha.

Dálmata


Sua simpática vivacidade aliada a suas linhas harmoniosas e, principalmente a sua típica pelagem manchada fazem dele uma raça apreciada em todo o mundo. É, hoje em dia, um cão de companhia, que se destaca por sua inteligência e fidelidade ao dono.

Sua origem, parece ser antiga, apesar de poucos autores concordarem com a mesma teoria .Ilustrações descobertas na Grécia e no Oriente, reproduzem cães iguais ao Dálmata atual em linhas e pelagem. Alguns o consideram de origem dinamarquesa, o que justificaria o nome, adotado em alguns países como Pequeno Dinamarquês. É, de fato, muito difundido, ainda hoje, na Dinamarca.

Houve uma época em que o Dálmata era usado também como cão de caça, pois é dotado de um impressionante olfato. É, também, considerado um excelente cão de guarda, embora seja quieto e só lata quando realmente necessário. É um cão ativo e muito musculoso, de grandes linhas simétricas.
Seus olhos são redondos, brilhantes, de expressão inteligente e moderadamente separados entre si. As orelhas de implantação um pouco alta são de tamanho moderado. A calda não é muito longa, é forte na raíz e vai-se afindo gradativamente até a ponta.

A pelagem é curta, dura, densa, fina, lisa e brilhante. A cor e as manchas representam os elementos mais importantes. A cor básica, em ambas as variedades é sempre o branco puro, sem mescla. A cor das manchas, na variedade com manchas cor de fígado, deve ser o castanho fígado; na variedade com manchas pretas, ao contrário, preto; quanto mais numerosas as manchas melhor. As manchas da cabeça, do focinho, das orelhas, dos membros e da calda devem ser menores que as do corpo.

Os exemplares machos medem de 55 à 60 cm.; na altura da cernelha. As fêmeas medem entre 50 e 55 cm. O peso médio para os machos é de 25 kg, para as fêmeas é de 22,5 kg.

Rotweiler


As origens da raça rottweiller são remotas, e várias as hipóteses propostas. Os alemães asseguram que o rottweiler é de criação absolutamente germânica, tendo a cidade de Rottweil como a origem do nome da raça. O rottweiler teria, assim, se originado do mastim do tibet, que servia aos romanos como guarda e para condução do gado.

O rottweiler é um cão acima do tamanho médio, nem pesado nem leve. Não é alto, seu corpo é curto, compacto e robusto.

O rottweiler é um cachorro de inteligência  notável, sua devoção e dedicação ao trabalho são extraordinárias, assim como sua obediência, incorruptibilidade, força e tenacidade.
 O aspecto geral da raça demonstra, à primeira vista, espontaneidade e coragem. Seu olhar tranquilo denota suavidade e fidelidade absoluta. O caráter do rottweiler está isento de inquietação e nervosismo, não tem malícia, nem falsidade. Seus olhos, de tamanho médio e cor castanho-escuro expressam ternura e fidelidade.

A pelagem do rottweiler é curta, densa, de pêlo reto, sem sub-pêlo no pescoço, de tamanho mais longo somente nos membros anteriores, posteriores, e na cauda, enquanto no resto do corpo tem uma pelagem mais curta e bem aderente. A altura desejada, medida na cernelha, é de 60 à 68 cm para os machos, e de 55 à 65 cm para as fêmeas, sempre em harmonia com a estrutura geral.

Setter irlandês


Tal como o nome indica, esta raça é proveniente da Irlanda. O Setter Irlandês mais antigo de que se tem registo chamava-se Palmerston, viveu em Inglaterra por volta de 1970s.

Até o século XVIII, a única raça de Setters Irlandeses reconhecida tinha pelagem vermelha e branca. Contudo, nem um século volvido, era já aceite a pelagem de cor sólida: o vermelho. Os exemplares vermelhos foram apurados na Irlanda a partir dos exemplares bicolores. Contudo, mesmo hoje se admite algumas marcas brancas na pelagem do Setter Irlandês, desde que sejam em sítios específicos no corpo do cão.

O Setter Irlandês foi sempre um cão muito popular no seu país de origem. O seu nome original, em gaélico é “Madra rua” que significa “Cão Vermelho”.

O Setter Irlandês foi usado para recuperar presas, mas era especialmente hábil na caça a aves. Mas a sua lustrosa pelagem e magnífica aparência levaram-no a entrar nas exposições caninas e a desaparecer das caçadas. Na verdade, hoje em dia o Setter Irlandês é sobretudo seleccionado com base na sua beleza do que funcionalidade.

Temperamento
O Setter Irlandês é astuto, inteligente e afectuoso. Tem um carácter simpático, meigo e brincalhão, estabelecendo um laço forte com a família. De sensibilidade apurada, por vezes pode-se tornar nervoso e agitado. Tem uma clara percepção de qual é o seu lugar na família, à qual é extremamente leal.

É caracterizada pela sua enorme energia e constante actividade. Mesmo com 14 ou 15 anos, o Setter Irlandês demonstra a mesma vivacidade e agilidade da juventude. Com tanta energia este cão não deverá habitar locais pequenos e fechados. Para além disso, a sua enorme disponibilidade para brincar podem causar alguns estragos em casa. Esta excepcional energia faz com que seja necessário dedicar um pouco mais tempo e atenção ao seu treino. Embora seja de porte respeitável, esta raça não é indicada para guarda de casas ou propriedades uma vez que são extremamente brincalhões. Quando muito servem para dar alarmes uma vez que ladram a qualquer ruído suspeito.

No exterior gosta de correr em grandes espaços livres, onde se mostra vivo e alegre. Normalmente é amistoso e mesmo os desconhecidos são recebidos com alegria.
Descrição

O Setter é um cão de porte médio, possuindo um corpo elegante e ágil. O nariz é quadrado e deve ser preto ou de cor escura. Os olhos são castanhos ou avelã. Tem o stop pouco acentuado. As orelhas são triangulares e pendentes. Tem um pescoço comprido e musculoso e um peito estreito, sendo o tórax profundo e em quilha. Os membros anteriores são verticais e fortes, e são recobertos na sua face caudal por um franjado fino e comprido. A cauda é orientada para baixo e é franjada. Pode possuir uma malha branca no peito pois não implica desqualificação em exposições.
a editar:

Tipo de Pêlo

Comprido e sedoso no corpo e curto e fino na cabeça. A pelagem é avermelhada (acaju), lustrosa e não tem vestígios de preto. Marcas brancas no peito, garganta, queixo ou dedos não são desqualificativas numa exposição.
a editar:

Saúde
O Setter Irlandês é um animal saudável, sendo contudo propenso a algumas doenças genéticas, tais como a displasia da anca, epilepsia, torção do estômago e alergias.

Deve ser prestada uma atenção especial aos ouvidos, uma vez que as orelhas penduradas e longas têm tendência a desenvolver otites.
Curiosidades

Richard Nixon, Presidente dos Estados Unidos da América entre 1969 e 1974 teve um Setter Irlandês chamado Timahoe.

Harry Truman, Presidente dos Estados Unidos entre 1945 e 1953, teve também um Setter Irlandês, chamado Mike.

O primeiro cão de Cesar Millar, o famoso apresentador e “encantador de cães”, foi um Setter Irlandês chamado Saluki. 

O Fila brasileiro


O fila brasileiro é uma raça de trabalho que já conquistou numerosos adeptos, em muitos países.
O
cão de fila, ou fila brasileiro, tem uma origem obscura, como a de tantas outras raças.
É possível identificar no fila traços de algumas
raças trazidas ao Brasil pelos colonizadores espanhóis e portugueses, como o bloodhound, o mastiff e o bulldog inglês, o que nos leva a supor sua descendência.
É um cão de grande porte, acostumado à grandes espaços, e ideal para sítios e fazendas. Um típico molosso, o fila é desconfiado na presença de estranhos e não admite a menor familiaridade.
A altura do fila brasileiro varia de 65 cm à 75 cm para os machos, e de 60 cm à 70 cm para as fêmeas, medida sempre na altura da cernelha. O peso mínimo para a raça é de 40 kg, para as fêmeas, e de 50 kg, para os machos.

São Bernardo


O são bernardo (saint bernardshund) pertence ao segundo grupo (cães de trabalho), e é considerado um cão de guarda e de salvamento. É um cachorro forte, de peito bem arqueado e ombros largos. É um excelente companheiro, que adora as crianças. Respeita seu dono, é fiel e devotado à sua família. É muito tranquilo e gosta de companhia.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o são-bernardo não é um cão de difícil manutenção. Apesar de precisar de exercícios diários, mesmo depois de adulto, ele não precisa de tanto espaço. Um bom passeio de coleira diariamente trará a dose
ideal de exercício para o cachorro que não tenha muito espaço em casa.
Para as crianças, o são bernardo é um grande amigo. Sempre muito bem-humorado,  adora uma boa brincadeira.

Faz novos amigos com
facilidade, mas na ausência de seu dono, o são bernardo tende a defender seu território, procurando afastar qualquer pessoa estranha à casa.

O tamanho mínimo para um são bernardo é macho é de 70 cm. Na altura da cernelha, e para as fêmeas, 65 cm. Os exemplares da raça de pelo curto são geralmente mais leves, atingindo cerca de 75 kg (machos) e 65 kg (fêmeas). Os machos de pelo longo pesam entre 80 kg e 100 kg, enquanto as fêmeas pesam até 85 kg.

Dobermann


O Dobermann é um elegante cão de trabalho, de andadura elástica e leve, capaz de cobrir terrenos extensos, especialmente apto a defesa e a guarda. Tem qualidades físicas e psíquicas fantásticas. É atento, obediente, muito fiel e de fácil adestramento devido à sua inteligência, à sua aptidão natural para a guarda, ao seu óptimo olfacto, à sua vontade de trabalhar e à sua obediência.

De constituição robusta, o Dobermann é muito resistente, suporta bem às intempéries e, em qualquer circunstância está disposto a sacrificar a própria vida para
proteger o dono.

É um cão de estrutura média, forte e bem musculosa. Os olhos têm forma ovalada e tamanho médio, castanho, o mais escuro possível.

O dorso é curto e forte e a pelagem curta, dura, espessa, lisa e nunca aderente. As cores são o preto, o castanho-escuro, ou o azul, com discretas manchas vermelho ferrugem.

A altura, medida na altura da cernelha, é de 68 cm. Nos machos, com um máximo de 70 cm. As fêmeas, medem de 63, à 66 cm., com um máximo de 67 cm.

Pastor Alemão


Os cães de pastoreio demonstram coragem, inteligência e combatividade. Além disso, são fortes, velozes, e particularmente resistentes às grandes caminhadas e à intempérie.

O pastor alemão, é o mais conhecido cão pastor. É utilizado hoje em dia, principalmente como guardião e protector, como auxiliar na luta contra o tráfico de entorpecentes, eficaz para resgate de pessoas feridas, guia de cegos, além de ser um companheiro insuperável.

É, sem dúvida um cachorro muito inteligente. Gosta do trabalho, e aprende com muita facilidade. Um óptimo companheiro, o pastor alemão deve também demonstrar coragem e dureza, em defesa do dono e de seus bens.

O pastor alemão é vigilante, fiel e manso com as crianças e os outros animais. Diante de estranhos demonstra desembaraço, e segurança.

O carácter é uma de suas qualidades mais importantes. Possui um sistema nervoso equilibrado, grande desenvoltura, vigilância, fidelidade, incorruptibilidade, e, além disso, coragem e engenho na defesa. Sua pelagem é dura, de cobertura espessa os pêlos são rectos, duros e muito aderentes, insensíveis à intempérie.

É um cão de porte médio, medindo de 55 cm a 65 cm, na altura da cernelha A estrutura da raça é levemente alongada, robusta e musculosa; sólida, porém de ossatura fina.

Labrador Retriever


Este belo animal corpulento tem os seus musculos bem estruturados. Ele é muito vívido, e gosta de estar na companhia de crianças. Leal para o seu dono, não costuma ser preguiçoso, o que faz com que seja um bom animal de estimação que porpociona muitos momentos de alegria em familia.

Costuma ser sempre simpatico e fiel, mas provocarem um Labrador não é boa ideia.

Cocker Spaniel Inglês


Os Spaniels atuais provêm diretamente das ilhas britânicas, mas descendem dos épagneuls que, levados a elas em tempos longínquos, sofreram importantes modificações através de selecções cuidadosas e complexas.

Entre os spaniels mais conhecidos, está o
Cocker, cujo tipo moderno se originou em Gales e Denvonshire, diferençando-se claramente do primitivo, que era um pouco parecido com o springer actual.

É um exímio caçador, usado originalmente para caça de
aves e devido ao seu pequeno porte, é capaz de mover-se com desembaraço em terrenos de vegetação densa, intransitável para os cães de aponte. Dotado de excelente olfacto, descobre a presa e a levanta, mantendo-se sempre a curta distância do dono.

Alegre, robusto e desportivo, o Cocker Spaniel é bem equilibrado, compacto. O nariz é largo, os olhos são grandes, escuros e expressam inteligência e doçura. As orelhas, de forma lobular tem inserção baixa, na altura dos olhos, e é coberta com pêlos lisos e sedosos. Sua cauda prolonga a linha dorsal, e tem porte brincalhão. A pelagem do Cocker é lisa, de textura sedosa, nunca dura nem ondulada, com franjas de comprimento suficiente; nunca deve ser muito abundante, nem crespo.

As cores admitidas são muitas. Nos unicolores o branco é aceito somente no peito.

A altura de um Cocker é, em média de 40 cm. para os machos e 38,5 cm. para as fêmeas. O peso fica entre os 12 e 14,5 kg.


Galgo Polaco

Os primeiros dados sobre a existência deste cão na Polónia são datados do século XII. Descendente dos seus primos Asiáticos Saluki. Um autor Russo chegou a indicar que este animal é o resultado da combinação de Galgos Ingleses e de Borzois, mas depois foi descoberto que afinal não era bem assim, visto que estes só surgiram no século XVI.


Não é raro vê-lo em livros sobre caça. E podemos verificar neste tipo de dados que ele continua igual como era todos estes anos. Isto prova que após todos estes anos, ele continua o mesmo de sempre.

Ele é um animal independente, tal como a grande maioria dos Galgos. Tem muita timidez e é algo reservado, mas quando é preciso consegue ser muito bravo. É um animal muito rápido, hábil e também possui uma enorme resistência ao cansaço. É muito rápido em termos de reacções. O olhar deste cão é bastante expressivo e que juntamente com o seu feroz físico pode parecer aterrorizante, mas não o é. Pelo contrário, ele é muito doce em casa. Em caça é exactamente aquilo que parece.

É um animal possuidor de um corpo muito forte e bem definido. A ligeira diferença entre ele e os outros Galgos é que este é mais largo e mais forte. Como já foi dito, conseguimos ver nele, detalhes sobre os seus antepassados (semelhanças do Galgo Asiático). Com um esqueleto muito sólido, uns músculos bem tonificados e uma forte mandíbula provam que este animal era usado exaustivamente na caça.

O galgo afegão


O Afghan Hound é um cão de aparência nobre, elegante, forte, de expressão "oriental" e imponente. Como o próprio nome da raça sugere, o Afghan Hound é um galgo de origem afegã, descoberto pelo mundo ocidental no século XIX. Seu passado mais remoto, entretanto, é pouco conhecido.

As especulações sobre a origem da
raça são muitas, e alguns acreditam que o Afghan Hound já existia no Egito há milhares de anos. Originalmente utilizado para a caça, os Afghan Hounds são versáteis, rápidos e muito ágeis. Sua cabeça é alongada, o stop é leve ou inexistente, e a mordedura deve ser em tesoura ou torquês.

A trufa é preferencialmente preta, ou fígado, no caso dos exemplares de cores mais claras.

As orelhas do Afghan Hound são de inserção baixa, bem próximas à cabeça e cobertas por uma linda pelagem, longa, fina e sedosa. No focinho tem pelagem curta, e sobre a cabeça tem um lindo topete.

De grande porte, os Afghan Hounds machos devem medir entre 68 cm. e 74 cm., na altura da cernelha. Já a altura das fêmeas deve ficar entre os 63 cm. e os 69 cm.

O Boxer


Um cão boxer pode apresentar uma extrema timidez, se isto acontecer com ele ainda filhote, você deve sempre que possível leva-los a lugares públicos onde tenham outros animais para que ele se socialize. Se você for treiná-lo , lembre de colocá-lo em locais silenciosos e aos poucos pode ir aumentando os níveis de distração. Lembre que um animal tímido pode se reverter em agressividade por falta de socialização.
Todos os boxer são muito hiperativos, eles precisam de exercício ou ficarão muito excitaveis e destrutivos. Brinque , mas brinque muito com eles, de um tempo extra para ele , principalmente se você mais tarde vai deixar ele muito tempo sózinho. Deixe ele cansado com longas caminhadas ou bastante tempo correndo atras de alguma bolinha (eles adoram). Boxer é muito inteligente e forte , você não quer um cachorro chateado desse com sua mobília ou seu sapato.
O boxer não tem tedência a latir muito, ele geralmente começa a latir se alguem para defronte a porta ou portão. A princípio ele não late para pessoas que estão passando ou cães que não fiquem confrontando-os. Eles geralmente aguardam um invasor chegar perto do seu domínio , mas se ele atravessar com alguma parte do corpo seu território, o invasor pode ter sérios problemas.

Se ele começar a latir por qualquer coisa não de reforço positivo, como por exemplo ir verificar o que esta acontecendo, pois ele pode acreditar que é isso que você quer, ai ele vai querer te agradar sempre latindo muito.

O Collie


O Collie é um cão de guarda com porte médio, de aparência nobre, expressão inteligente, extremamente leal a seus donos e muito gentil com as crianças. Sem dúvida, um verdadeiro sucesso.

Esta raça tornou-se mundialmente famosa por causa do longa-metragem “A volta de Lassie”, em 1943. Este filme encantou crianças e adultos, ganhou um seriado na televisão e permanece emocionante ainda hoje. 

O Collie é uma raça fácil de ser treinada, muito ágil e resistente. Necessita de exercícios e de um espaço razoável dentro de casa. O Collie é um cão de pêlos longos e densos, que devem ser escovados todos os dias. As cores da pelagem do Collie são marta (marrom) e branco, tricolor e azul merle.

Existe uma variedade de Collie com pêlos curtos, nas mesmas cores, porém é muito rara no Brasil.O Collie faz sucesso graças ao seu temperamento dócil e prestativo. O peso pode variar entre 23 e 34 kg e sua altura entre 56 e 66 cm.

Este antigo pastor de rebanhos foi moldado para tornar-se um exímio trabalhador dos campos. Com o seu espírito protetor, fundamental para cuidar das ovelhas, o Collie procura sinais de perigo e age de imediato ao identificá-los.

A extraordinária anatomia da sua cabeça lhe favorece a visão, audição e olfato. Os seus olhos são laterais e percorrem 270 graus permitindo ver o dobro de área das raças que os têm na frente.

No Brasil, a maioria dos Collies é de linhagem americana e há um trabalho para adequar a altura ao padrão europeu.  


Origem e História


Acredita-se que a raça tenha se originado de um antigo cão de pastoreio e de guarda utilizado pelos romanos em seus rebanhos. O mais provável é que eles tenham se originado a partir de cruzamentos de Greyhounds, Gordon Setters e Setter Irlandeses.

A sua origem remonta às Ilhas Britânicas, onde atingiu seu apogeu a partir de 1800. Naquela época, a criação da raça apresentou grande crescimento, inclusive com a venda de exemplares para outros países.

Foi nos EUA, a partir de 1860, que o Collie começou sua carreira nas pistas de exposição, tornando-se um dos mais populares até hoje.Atualmente, a raça não é mais requisitada para o trabalho de pastoreio, apesar de manter como características a inteligência, a robustez e a visão.

Até a origem do nome é uma suposição. O nome original "Coley" pode ser uma derivação da palavra anglo-saxônica, significando "preto", que era possivelmente a cor original da raça ou ainda uma apropriação do nome das ovelhas de cara preta, conhecidas como colleys, que eram pastoreadas pelos cães Collies.

O Collie pastoreava as ovelhas nas Terras Altas da Escócia, às vezes sem que o pastor o guiasse, sendo capaz de agir por conta própria, tomando decisões, e esse é um dos fatores que o difere de outras raças. São muito afetivos com crianças e muito companheiros.

Treino de cães


Esta devia ser a filosofia dos treinadores de cães !

Filosofia do Trabalho

Educar não é adestrar, é desenvolver , estimular e orientar as aptidões do indivíduo de acordo com os ideais de uma sociedade.
A educação é fundamental para o desenvolvimento de todos”.

O objetivo :

Levar informações aos donos a respeito dos comportamentos físicos e emocionais do cão e a importância da interação entre o dono e seu cão para alcançar o objetivo do trabalho.
Os cães devem receber desde cedo lições de certo, errado e de respeito, pois têm uma vida emocional abstrata que reage por reflexo. Começando estas lições bem cedo e mantendo durante toda a sua vida iremos formar indivíduos com uma base sólida para que possam viver melhor em sociedade.

Todos conhecemos casos de cães que não respeitam os donos e por isso fazem o que querem, ladram, mordem sapatos e outros objetos, saltam em cima das visitas, às vezes fazem as fezes em lugares que nunca fizeram antes como, em cima de camas, sofás, etc.

Esse processo dá-se por falta da interação e do conhecimento a respeito do comportamento do seu cão e das necessidades instintivas de cada espécie.

Por isso, devemos iniciar a educação do cão assim que ele chega a nossa casa, ou seja, desde bem cedo, quanto mais cedo melhor.

Um factor muito importante é antes de adquirir um cão, procurar um profissional adequado para a escolha da raça ideal de acordo com o perfil de sua família. Nem todos os cães servem ! Cada pessoa tem a sua maneira de ser e de viver , tal e qual como os cães
!

História do Dogue alemão


Pelo titulo deste texto poderão constactar que não existe nenhuma certeza nem apenas uma história acerca da Origem do Dogue Alemão, mas sim diversas histórias algumas delas parecendo-me a mim mais verdadeiras, alias são quase mais histórias do que nomes que este cão tem. Uns chamam-lhe Dogue Alemão outros Grand Danois ou Great Dane (Grande Dinamarquês) sem falar claro das traduções feitas para cada País, por este andar qualquer dia teremos um Scooby Doo ou algo semelhante.
Neste texto tentarei juntar todas as histórias pesquisadas tanto aqui na Internet como em livros (infelizmente há muito poucos) e revistas, tentando encontrar pontos comuns entre elas.


O Dogue Alemão é mais antigo do que o seu próprio nome ou seja, já nos tempo do Império Romano  já existiam desenhos destes enormes cães, alias desenho esses muito semelhantes ao que hoje temos como o Dogue Alemão e crê-se que era um tipo de "Mastiff" ou um descendente dos Molossos Romanos, talvez o nome de Dogue Alemão tenha surgido com o cruzamento deste cão quando os romanos estavam estacionados na Germania e os cruzaram com cães de guarda alemães, com a queda do império provavelmente este cães também teriam sido cruzados com vários tipos de cães dos povos Barbaros.Estes cães pela sua robustez, coragem e força foram usados durante a Idade Média como cães de caça ao Javali e ao Urso, recorria-se nesta altura ao corte do rabo e das orelhas pois evitariam assim ser feridos na caça.

Por causa do seu tamanho e força foram também usados como cães de trabalho onde puxariam pequenas carroças ou mesmo serviriam para lavrar o campo de cultivo.
A  agressividade da raça foi sendo atenuada pelos sucessivos apefeiçoamentos  até chegar á imagem de marca de cão gentil que o Dogue Alemão hoje possui em parte graças ao trabalho dos criadores Norte Americanos e Franceses, notando-se as diferenças em termos de elegância comparativamente aos exemplares germânicos

Barbado da ilha Terceira




ORIGEM
Ilha Terceira – Açores – Portugal

UTILIZAÇÃO
conduz e junta o gado com grande facilidade, sendo utilizado também no maneio do
gado bravo. É utilizado ainda como cão de guarda, função que desempenha com
eficácia. Devido ao seu carácter afável e de ensino fácil é um bom cão de companhia.


CLASSIFICAÇÃO


BREVE RESUMO HISTÓRICO
necessário controlar e recolher as várias espécies de gado aí introduzidas logo após a
sua descoberta.
Diversos tipos de cães, entre eles alguns utilizados no continente no maneio do gado,
terão chegado aos Açores.
O “Barbado” provavelmente evoluiu de cães trazidos pelos povoadores a partir do Séc.
XV e que eram utilizados na recolha de gado bravo. Não nos devemos também
esquecer que ao longo dos séculos seguintes vários povos acompanhados pelos seus
cães, em trânsito pelas ilhas, terão influenciado decisivamente o que é hoje o
Barbado.

ASPECTO GERAL
comprido, abundante e ondulado.

PROPORÇÕES IMPORTANTES
é ligeiramente superior à altura ao garrote. O comprimento do crânio é ligeiramente
superior ao comprimento do chanfro.

COMPORTAMENTO / CARÁCTER
ensino fácil, alegre, meigo e voluntarioso.

CABEÇA
paralelas. O comprimento do crânio é ligeiramente superior ao comprimento do
chanfro.
Barbado da Terceira

REGIÃO CRANIANA
Crânio
começa aproximadamente no terço posterior do chanfro, prolongando-se até metade
do crânio. Arcadas supraciliares não salientes. A crista occipital é marcada.
Chanfradura Nasal (Stop)
REGIÃO FACIAL
Trufa
nas pelagens amarelas e branco sujo.
Chanfro
paralelas. Maxilares bem desenvolvidos.
Lábios
Dentes
tesoura ou em pinça.
Faces
Olhos
expressivo e inteligentes. Cor de mel a castanho escuro. Pálpebras bem pigmentadas.
Orelhas
quebradas e bem revestidas de pêlo. Têm mobilidade de porte e em atenção levantam
na base e dobram para a frente.

PESCOÇO
a cabeça com dignidade.

TRONCO
Linha superior
Garrote
dorso.
Dorso
Lombo:
Garupa
Peito
capacidade torácica.
Linha inferior e ventre

CAUDA
tamanho médio, sem ultrapassar o curvilhão. Em repouso a cauda cai e encurva na
parte inferior. Admitem-se anuros.
Barbado da Terceira

MEMBROS
MEMBROS ANTERIORES
aprumados.
Espáduas
Angulação escápulo–umeral
Braços
Antebraços
Carpos
Metacarpos
Mãos
resistentes. Unhas fortes.
MEMBROS POSTERIORES
denotando grande capacidade de impulso.
Coxas
Pernas
Angulação fémuro-tibial
Tarsos
Metatarsos
Pés
pronunciada, podendo apresentar presunhos.

ANDAMENTOS
mudanças de direcção e transição de movimentos. Passo ligeiramente bamboleante,
trote elástico com bom alcance e suspensão. O galope é enérgico e rápido.

PELE

PELAGEM
subpêlo abundante em todo o corpo. Admite-se a tosquia de trabalho encurtando o
pêlo uniformemente, devendo esta apresentação ser a utilizada em exposições de
beleza.

Pêlo: Forte, ligeiramente grosseiro mas não áspero. Abundante em toda a cabeça, no
focinho e sobre os olhos, onde cai para a frente. Farto na zona mandibular, originando
as barbas de onde lhe advém o nome. Nos membros o pêlo é abundante, inclusive
entre os dedos. Abundante na cauda até à ponta.

Barbado da Terceira

Cor
podendo ser manalvos, pedalvos, quadralvos, com frente aberta, encoleirados e com
malhas brancas no peito, ventre e ponta da cauda.

ALTURA E PESO
Altura ao garrote: Machos: 52 a 58 cm
Fêmeas: 48 a 54 cm
Peso: Machos: 25 a 30 Kg
Fêmeas: 21 a 26 Kg

DEFEITOS:
penalizado na exacta proporção da sua gravidade e das suas consequências na saúde
e bem estar do cão.
DEFEITOS GRAVES
Timidez e agressividade.
Comportamento e carácter
Trufa
Chanfro
Pelagem
Altura
Andamentos

DEFEITOS ELIMINATÓRIOS (DESQUALIFICAÇÕES):

Prognatismo. Endognatismo.
Maxilas
Olhos
Pelagem
Todo o cão que apresentar qualquer nível de anomalia física ou de comportamento
deve ser desqualificado.

Barbado da ilha Terceira


O Barbado é tido como um cão de gado por excelência, muito ágil e dinâmico, conduzindo e juntando o gado com grande facilidade, sendo também utilizado no maneio do gado bravo.
De acordo com o Clube Português de Canicultura (CPC)  “é utilizado ainda como cão de guarda, função que desempenha com eficácia”, ao mesmo tempo que é “um bom cão de companhia” face ao seu “carácter afável e ensino fácil”.
O Barbado provavelmente evoluiu de cães trazidos pelos povoadores a partir do século XV e que eram usados na recolha de gado bravo.
No seu aspecto geral, surge referência a um cão rústico, com corpo forte e bem musculado, coberto de pêlo comprido, abundante e ondulado.
Quanto ao comportamento/carácter, é tido como cão companheiro e fiel ao dono, inteligente, de ensino fácil, alegre, meigo e voluntarioso.
O Barbado da Ilha Terceira foi reconhecido, pelo CPC, como a décima raça pura canina portuguesa
Actualmente existirão cerca de duas centenas de Barbados na Terceira, sendo prática comum a sua venda para o continente português.
O valor de um Barbado oscilará entre os 300 e 400 euros.